quarta-feira, 30 de março de 2011

Dos Projectos Alternativos de Mulheres aos Projetos Alternativos de Mulheres e Homens

A Associação Espaços Projectos Alternativos de Mulheres nasceu em 1988 pela mão de um grupo de cidadãs empenhadas em criar um espaço social para a emergência de projectos alternativos de mulheres. As sócias iniciais trabalhavam tanto no sector público, como privado, como em organizações da sociedade civil. Guiada por uma ética de solidariedade e sustentabilidade, a Associação teve como objectivo principal estimular a criatividade social e o eco-desenvolvimento, prestando serviços a pequenas iniciativas empresariais de mulheres, nomeadamente no sector do artesanato e da restauração. Nesta prestação de serviços, as sócias trabalhavam em equipas multidisciplinares e em sinergia com pessoas e grupos apoiados. Juntaram saberes, talentos e competências, também para organizar programas de formação junto das empreendedoras, como também junto de outros grupos profissionais, nomeadamente educadoras de infância e professoras do ensino básico. Após cinco anos de funcionamento a Associação entrou numa fase de pousio prolongado.

No trabalho desenvolvido encontram-se as raízes das dinâmicas de reflexão e intervenção social que resultaram na concretização do Projeto Literacia para a Igualdade de Género e Qualidade de Vida: Lideranças Partilhadas, promovido pela Fundação Cuidar O Futuro, entre outubro de 2010 a março de 2012. E foi aqui, neste projeto, que se foi definindo, ao longo de múltiplas e partilhadas trajetórias de reflexão e ação, a necessidade de criação de um espaço onde as pessoas, as ideias e as práticas se pudessem cruzar continuamente para a construção de novos espaços sociais.

Devido a estas necessidades, interesses e vontades comuns, não será estranho que, por um lado, a equipa técnica do projeto e algumas pessoas da equipa de dinamização se tivessem interessado pela estória da Espaços - tendo sido propostas para sócias - por outro, as sócias iniciais da Espaços se tivessem interessado pelo projeto Lideranças Partilhadas e acabassem por participar nas suas atividades. Tornou-se, portanto, evidente que perante o desafio da revitalização da Espaços, as pessoas envolvidas no projeto agarrassem esta oportunidade para criar a base de sustentação do projeto após o seu término.

Este cruzamento de sinergias originou a reformulação do nome da Associação Espaços – Projetos Alternativos de Mulheres e Homens, bem como dos seus Estatutos. Assim se repovoou e reorientou estrategicamente a nova ESPAÇOS, plataforma de emergência de projetos alternativos de mulheres e homens, pessoas comprometidas com a resolução criativa e sustentável de problemas sociais, alicerçada na promoção da igualdade.












Sem comentários:

Enviar um comentário