O projeto Literacia
para a Igualdade de Género e Qualidade de Vida: Lideranças Partilhadas foi
concebido em 2009 num entrecruzar de dois programas de Investigação e
Intervenção da Fundação Cuidar O Futuro:
o programa Literacia-Mulheres-Liderança e o programa Desenvolvimento e Qualidade de Vida: Novas
Abordagens.
Resultou, por um lado, da necessidade de introduzir mecanismos de reflexão crítica para a ação, expressa pelas mulheres que integravam a Rede Mulheres e(m) Liderança (da qual foi constituída a equipa que elaborou o projeto Lideranças Partilhadas) e das pessoas participantes no Simpósio Internacional (Re)Inventando Lideranças: Género, Educação e Poder, realizado em Janeiro 2008 no âmbito do programa Literacia-Mulheres-Liderança. Este simpósio foi constituído como um espaço de reflexão e de análise plural de lideranças emergentes: tendo-se questionado a visão hegemónica e pretensamente universal da liderança e deu origem a uma publicação, coordenada por Eunice Macedo e Marijke de Koning, que serviu de material de apoio no projeto Lideranças Partilhadas. Por outro lado, este projeto resultou também da necessidade de alargar a longa experiência de programas e projetos de alfabetização, formação e conscientização de mulheres realizados pela Associação Graal, fundadora da Fundação Cuidar O Futuro, a novas dimensões do conceito de literacia para a liderança e a diferentes grupos de pessoas e(m) diferentes contextos.
Resultou, por um lado, da necessidade de introduzir mecanismos de reflexão crítica para a ação, expressa pelas mulheres que integravam a Rede Mulheres e(m) Liderança (da qual foi constituída a equipa que elaborou o projeto Lideranças Partilhadas) e das pessoas participantes no Simpósio Internacional (Re)Inventando Lideranças: Género, Educação e Poder, realizado em Janeiro 2008 no âmbito do programa Literacia-Mulheres-Liderança. Este simpósio foi constituído como um espaço de reflexão e de análise plural de lideranças emergentes: tendo-se questionado a visão hegemónica e pretensamente universal da liderança e deu origem a uma publicação, coordenada por Eunice Macedo e Marijke de Koning, que serviu de material de apoio no projeto Lideranças Partilhadas. Por outro lado, este projeto resultou também da necessidade de alargar a longa experiência de programas e projetos de alfabetização, formação e conscientização de mulheres realizados pela Associação Graal, fundadora da Fundação Cuidar O Futuro, a novas dimensões do conceito de literacia para a liderança e a diferentes grupos de pessoas e(m) diferentes contextos.
Partindo
da opinião de que a partilha igualitária da liderança e participação no espaço
público e privado é fundamental para a sociedade, no que respeita ao alcance do
desenvolvimento e paz, erradicação da pobreza e consolidação da democracia, mas
também para o próprio bem-estar dos indivíduos e das suas famílias (ONU, 1995),
assumiu-se neste projeto que a igualdade
de género, área temática de intervenção, deve ser
considerada uma dimensão da qualidade de vida das pessoas, homens e mulheres.
Assim,
e na continuidade do trabalho realizado pela Fundação Cuidar O Futuro, este projeto teve como finalidade mobilizar a
sociedade civil no empoderamento de comunidades, introduzindo a perspetiva
da igualdade de género na abordagem ao desenvolvimento e à qualidade de vida
das populações. Para tal, entre março de 2010 e março de 2012, procurou-se trabalhar
com profissionais de intervenção socioeducativa, líderes locais, profissionais
em lugares de tomada de decisão e cidadãos e cidadãs em geral da zona norte do
país, zona de abrangência do projeto.
Considerando que os
contextos profissionais e pessoais de técnicos/as
de intervenção socioeducativa, líderes locais, profissionais em lugares de
tomada de decisão e cidadãos e cidadãs, muitas vezes oferecem escassas
oportunidades de participação, propôs-se como metodologia de trabalho a metodologia
de aprendizagem pela conversa, desenvolvida por Ann Baker, Patricia Jensen
e David Kolb (2002), no sentido de proporcionar um
espaço onde as pessoas pudessem “abrandar”, discutir e refletir sobre as suas
experiências. Conversar com o objectivo de “encontrar novos sentidos” e “deixar
emergir novos conhecimentos”. Partindo das representações de participação e de
responsabilidade partilhadas entre homens e mulheres nos espaços público e
privado, promoveu-se a conversa no sentido de desenvolver um olhar crítico na reformulação de lideranças.
Designamos estes processos de
reflexão e ação, potencialmente questionadores do status
quo,
como percursos
de literacia. Sendo
literacia comummente definida como capacidade de ler ou escrever, como
capacidade de perceber e interpretar o que é lido, implica um processo de
aprendizagem. Neste projeto, literacia foi abordada num sentido mais lato,
segundo inspiração de Paulo Freire, enquanto capacidade de leitura do mundo, de
intervenção ou ação na polis,
implicando o desenvolvimento de competências de falar, de agir e de pensar com
as outras pessoas.
Para
estimular o iniciar dos percursos de literacia, foram
promovidos 15 workshops de
sensibilização, em contextos diversificados e segundo três tipologias: Promover
a Qualidade de Vida pela Igualdade de Género; Introduzir
a Igualdade de Género no Reinventar de Lideranças; e Partilhar
Lideranças nos Espaços Público e Privado.
Na
construção destes percursos de literacia,
contámos com a colaboração de várias instituições parceiras, nomeadamente
através da constituição de uma equipa de dinamização que
nos acompanhou em sessões de trabalho, nos workshops de sensibilização e na
posterior transição dos processos de reflexão-ação para o contexto de vida
profissional e/ou pessoal das pessoas participantes. O caráter aberto e
flexível do projeto
exigiu processos de reflexão, avaliação e redefinição contínuos em torno das
estratégias, dos materiais
e das conceções dos percursos de literacia propostos. Nestes processos contámos
com a colaboração, para além da equipa de dinamização, de consultoras e da
equipa de avaliação externa de acompanhamento do projeto, constituindo-se assim
um grupo alargado e diverso de sustentação de percursos de literacia das
pessoas intervenientes.
Este
trabalho em rede
foi priorizado a priori, numa
perspetiva de disseminação e territorialização do projeto, tendo incluído
também a participação em diversas iniciativas promovidas por instituições
locais ou organizadas em parceria, como debates, tertúlias, comunicações orais,
sessões de informação e sensibilização. O registo de todo o trabalho realizado
ao longo destes dois anos encontra-se disponível no blogue http://www.liderancaspartilhadas.blogspot.com
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