A UNIQUE – United for
Innovation and Quality in Education – é uma rede europeia constituída por
13 organizações que trabalham no campo da educação não-formal no espaço europeu.
No âmbito do seu trabalho pela inovação e qualidade na educação, a UNIQUE tem
vindo a promover uma série de seminários e workshops
com vista ao fortalecimento da cooperação entre a investigação e as práticas
educativas não-formais.
O mais recente destes encontros de aprendizagem não-formal em
torno da investigação das e nas práticas educativas foi o Seminário Non-Formal
Learning Dialogue: Practice meets research, que aconteceu em Rautavaara, na
Finlândia, entre os dias 20 e 25 de novembro de 2011. Neste Seminário estiveram
presentes 29 educadores não-formais/investigadores, de 12 países.
Liliana Lopes participou no Seminário, em representação da Espaços, dinamizando um workshop
de aprendizagem pela
conversa no qual se partiu do reconhecimento, reflexão e discussão sobre o
lugar e as estratégias da investigação nas práticas educativas quotidianas dos
educadores, formadores e facilitadores presentes, e se construíram alguns
sentidos possíveis para a integração da aprendizagem pela conversa no design de percursos formativos não-formais
que contemplam uma dimensão estruturada de investigação acerca dos processos de
aprendizagem que se desenvolvem.
Este workshop articulou-se
com outras sessões de caráter prático e teórico-prático, e com momentos de
avaliação e sistematização das aprendizagens e das necessidades de
aprofundamento e desenvolvimento, a partir dos quais se criaram condições para
a organização de um laboratório final
para a conceção de pequenos projetos de investigação integrados nos percursos
formativos em que os participantes estavam envolvidos nas suas organizações de
origem, com o apoio dos dinamizadores das sessões de trabalho.
Um destes projetos poderá vir a dar os primeiros passos em breve, com
o apoio da Liliana Lopes e com recurso à aprendizagem pela conversa. Esperamos
ter em breve (boas) notícias para partilhar.
Sem comentários:
Enviar um comentário