sexta-feira, 7 de setembro de 2012

And now? How can we go ahead to develop literacy policies?




A Associação Espaços – Projetos Alternativos de Mulheres e Homens participou no encontro “Literacy Learning – its place in Europe: The issues and concerns of learners and tutors” (4 de Setembro 2012), organizado pela European Network for Adult Literacy and Numeracy (Eur Alpha) – com a conferência de encerramento “And now …? How can we go ahead to develop literacy policies?” proferida por Eunice Macedo, a convite da Caixa de Mitos – empresa de consultoria em Inovação e Desenvolvimento, em Bona.
Este evento focalizou as políticas para alfabetização e literacia na Europa, tendo sido marcado pelo elemento distintivo desta Rede que consiste na auto-organização dos aprendentes. Foi esta característica particular e toda a cultura desta Rede Europeia, marcada pelo estímulo à participação, que levou ao convite ao Instituto Paulo Freire de Portugal, pela sua análise, nestas abordagens autonomizadoras, e à Associação Espaços, cujo trabalho mais recente, a elas se dirige.
A EUR-Alpha é uma rede de 15 organizações parceiras de 11 países europeus, que esteve a conduzir as atividades durante um período de três anos (outubro de 2009 a setembro de 2012), com financiamento da Comissão Europeia no âmbito do Programa de Aprendizagem Ao longo da Vida (Grundtvig). Estas atividades foram coordenadas pela ONG belga "Lire et Ecrire". Sendo um dos aspetos distintivos desta rede o envolvimento direto das pessoas aprendentes, no evento de Bona foi apresentado um manifesto que expressa as suas reivindicações políticas. Enquanto prioritária a exigência de " ter uma voz na Europa", o Manifesto das pessoas aprendentes termina com um forte incentivo a que as pessoas com necessidades de alfabetização na Europa espalhem esta mensagem e se organizem em torno destas reivindicações. Deste projeto resultou também a produção de uma Carta pelas pessoas dinamizadoras, que constitui um documento educativo, baseado em boas práticas coletadas em diferentes países. O foco geral de boas práticaspublicado e apresentado na reunião de Bona é dirigido à participação e empoderamento das pessoas aprendentes.
A participação da Espaços, tendo sido reconhecida pelo seu contributo positivo, constituiu também tempo de enriquecimento e de aprendizagem e de potencial abertura a novas colaborações com algumas das entidades envolvidas.

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