segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Gender and Higher Education Pedagogies in a Comparative Perspective

Eunice Macedo e Cláudia Múrias foram convidadas a participar num focus group para falar das suas perceções e experiência de docentes no ensino superior. 

Esta participação inscreve-se no projeto de investigação "Gender and Higher Education Pedagogies in a Comparative Perspective - GaP" (Género e Pedagogias no Ensino Superior numa perspetiva comparada), do Centre for Educational Research in Equalities Policy and Pedagogy (CEREPP) na Roehampton University, com o Paulo Freire Institute, (UK) na University of Sussex, http://www.roehampton.ac.uk/Research-Centres/Centre-for-Educational-Research-in-Equalities-Policy-and-Pedagogy/Current-Research-Projects/Formations-of-Gender-and-Higher-Education-Pedagogies-(GaP)/.  

Assumindo o caráter de um estudo de caso, este projeto pretende desenvolver uma agenda para a pesquisa sobre pedagogias no ensino superior, em articulação com a dimensão de género, no quadro de um trabalho em rede entre Institutos Paulo Freire e outros centros no sentido de ampliar esta área de pesquisa no Reino Unido, na Europa e nos Estados Unidos.

Na sessão, dinamizada por Lauren Ila Misiaszek, investigadora responsável pelo projeto, estiveram também presentes Helena Costa Araújo, diretora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Luiza Cortesão, professora jubilada da Universidade do Porto e presidente do Instituto Paulo Freire de Portugal e Eva Temudo, doutoranda de Ciências da Educação da FPCEUP e anterior técnica do projeto METUP.

O projeto GaP,
conduzido como parte duma bolsa de investigação no âmbito do Fulbright-Roehampton University, foi elaborado visando uma exploração crítica e comparada das complexidades e das nuances da dimensão de género, na sua interseção com outros aspetos da identidade, procurando a identificação e implementação de pedagogias [inclusivas] que permitam um permanente processo de democratização das sociedades. 

Como objetivos: questiona especificamente o impacto do género e de outras identidades nas experiências e práticas de ensino e de aprendizagem (pedagogias) no ensino superior; analisa as formas como as pedagogias usadas atualmente no ensino superior equacionam as questões da diversidade, equidade e inclusão; as formas como aprendentes e docentes vivenciam as práticas pedagógicas que são utilizadas; e como as identidades de género, e outras (classe, 'raça'...) dão forma e constrangem as experiências, relações e práticas pedagógicas.

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