sábado, 31 de maio de 2014

Ciclo 'educação, resistência e ação'

Na quarta-feira, dia 4 de junho, na sala 120 da FPCEUP, vai realizar-se mais uma sessão do ciclo desta vez intitulada "A contramão das políticas sociais e a intervenção socioeducativa". Fernanda Rodrigues, doutorada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e autora de obras sobre políticas sociais em Portugal e pobreza e exclusão social, dinamizará esta sessão.





O ciclo "educação, resistência e ação" continuou, agora com o contributo de Rui Trindade, educador, ativista da educação e comunicador sem igual, professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP, sindicalista, e membro do Movimento da Escola Moderna. A conversa sobre “Educação e Democracia: Questões Pedagógicas” foi no dia 9 de Abril, na sala 120 da FPCEUP.



A sessão do mês de março está marcada para o dia 18 (terça-feira), às 18 horas, na sala 120 da FPCEUP. A dinamização desta sessão, intitulada 'Arte e educação no trabalho com comunidades', será realizada por Suzana Ralha, que, entre muitas outras actividades, coordenou em Guimarães 2012: Capital Europeia da Cultura a área 'Comunidade'. 





No dia 13 de Fevereiro realizou-se, na sala 120 da FPCEUP, a sessão “Ser ‘sujeito inteiro’ no ensino superior: ‘sustentabilidade’ como pretexto”. A discussão, proposta por Eunice Macedo, foi em torno das possibilidades de promoção da cidadania educacional no ensino superior, através do desenvolvimento de estratégias metodológicas dirigidas e sustentadas no exercício da cidadania. Para isso, fez-se a análise do trabalho realizado no decurso de um IP Erasmus, com base na apreciação feita pelas pessoas jovens participantes. O curso intensivo teve lugar em Bristol no ano transato, envolvendo um total de 48 alunos de 9 universidades Europeias distintas, e explorou o tema da educação para o desenvolvimento sustentável. Partindo da compreensão da reciprocidade assimétrica que está presente na relação educativa, esta conversa propôs e mostrou formas outras de fazer educação numa lógica de promoção de sociedades mais justas e sustentáveis, à medida das nossas vidas e do nosso trabalho.






Com o título "Construindo pontes entre campos desiguais", a sessão dinamizada por Rosa Madeira, Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro e doutorada em Ciências da Educação pela FPCEUP, que tem vindo a desenvolver o seu trabalho em torno das questões da infância, decorreu no dia 9 de Janeiro na sala 119 da FPCEUP.







No âmbito do ciclo 'educação, resistência e ação', que tem vindo a ser desenvolvido em parceria com o Instituto Paulo Freire de Portugal, a 5ª sessão realizou-se no dia 10 de Dezembro às 18 horas. No mesmo dia foi lançado um livro, intitulado "equidade e educação inclusiva" de David Rodrigues.









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