quarta-feira, 27 de março de 2013

I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação, Braga



Decorreram nos dias 25 a 27 de março na Universidade do Minho, em Braga, o I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação e o III Encontro de Sociologia da Educação. Subordinados à temática "O Não-Formal e o Informal em Educação: Centralidades e Periferias", proporcionaram um espaço e tempo comum de reflexão alargada, atual e sistematizada sobre as formas, os contextos e os processos educativos e de aprendizagem que se vêm desenvolvendo sobretudo nas periferias e interfaces do sistema educativo.

O colóquio e o encontro procuraram convocar e pôr em debate abordagens teórica e concetualmente plurais sobre as relações e diálogos que se estabelecem quotidianamente entre os diversos atores, individuais e coletivos, que se movimentam e interagem no campo vasto e heterogéneo da Educação.

Participaram na iniciativa diversos conferencistas de vários países, nomeadamente de Inglaterra, Espanha e Brasil, com o objetivo de pensar a investigação e as experiências de cariz não-formal e informal.

Uma das comunicações presentes foi apresentada pela Liliana Lopes, com o título A aprendizagem pela conversa como modo de investigação, ou como a investigação em educação não-formal é educação não-formal. Nesta comunicação descreveu e analisou a sua experiência de acompanhamento de uma equipa internacional de educadores não-formais no âmbito do Programa Juventude em Ação (PJA) no processo de reflexão e redefinição de práticas e conceitos em torno da investigação em educação não-formal, com recurso à aprendizagem pela conversa. Esta caminhada conduziu à integração da metodologia da aprendizagem pela conversa num curso de formação de formadores do PJA como modalidade de aprendizagem e modo de investigação em torno do próprio curso enquanto suporte aos processos de aprendizagem autodirigida dos seus participantes. A apresentação da comunicação decorreu numa das mesas paralelas dedicadas às Metodologias de Investigação em Educação Não-formal e Informal, e proporcionou aos participantes uma animada discussão, e a troca de experiências decorrentes de outros processos radicados em metodologias de investigação participativa e em abordagens críticas e emancipatórias em educação, com destaque para as pontes percebidas e salientadas com a metodologia da conscientização de Paulo Freire.

A organização do colóquio/encontro esteve a cargo do Departamento de Ciências Sociais da Educação/Universidade do Minho, da Secção de Sociologia da Educação/Associação Portuguesa de Sociologia (APS) e da Associación de Sociología de la Educación (ASE) - Espanha.




Sem comentários:

Enviar um comentário