quarta-feira, 24 de abril de 2013

Sessões do ciclo de cinema Arco-Íris: diversidade, orientação sexual e identidade de género



Resultante da colaboração verdadeiramente estimulante com o projeto Porto Arco-Íris da ILGA e o imprescindível apoio da FPCEUP e da CineFPCEUP na utilização pro bono dos seus anfiteatros e na divulgação do evento, o ciclo “Cine Arco-Íris: diversidade, orientação sexual e identidade de género” proporcionou o debate e discussão sobre questões da orientação sexual e identidade ou expressão de género no contexto académico. Este ciclo de cinema, corporizado em 4 sessões de trabalho em rede e de realização coletiva – de 6 de março a 24 de abril – evocou lutas e movimentos sociais como o Dia Internacional da Mulheres e o 25 de Abril de 1974, constituindo um momento formativo de questionamento enquadrado no espírito de abertura e de liberdade que tem caracterizado as entidades parceiras.  

Um olhar retrospetivo a este ciclo permite-nos evidenciar a diversidade, quer de estilos quer de abordagem das sessões. A primeira sucedeu a uma mesa de abertura informal, com o acolhimento do evento por São Luís Castro, professora da FPCEUP em representação do diretor da FPCEUP e por Kristina Barros, em representação do CineFPCEUP. Telmo Fernandes representou a Associação ILGA enquanto a Espaços esteve representada por Eunice Macedo e por David Barros.

O debate acerca das "Parentalidades não normativas" em torno do filme “Patrik, age 1,5”, foi particularmente enriquecedor tendo contado com o comentário de Jorge Gato, psicólogo e professor na Universidade Lusófona do Porto, que trouxe um olhar da Psicologia e por David Barros, cineasta e formador em cinema, que trouxe um olhar da Cinematografia. A participação das pessoas presentes foi dinamizada pela Eunice Macedo que provocou uma discussão ampla em que se cruzou reflexão, positividade e bom humor. 

Miguel Vale de Almeida, antropólogo e professor no ISCTE-IUL, foi o comentador brilhante e desafiador do filme “Tomboy”, em torno do qual se desenvolveu a 2ª sessão, moderada, com mestria, por Cláudia Múrias, e centrada na temática das Identidades de género, com um foco na Transexualidade. Havendo muito a dizer sobre estas questões, a proposta aportada por Miguel Vale de Almeida aponta claramente para a necessidade de avanços e de ruturas concetuais. 

A sessão “Cidadania e identidades lésbicas”, dinamizada por David Barros, em torno do filme "Naissance des pieuvres/Water lilies" (2007), de Céline Sciamma, contou com a apresentação do filme por Danyel Guerra, escritor e crítico de cinema, que acentuou a sua riqueza e especificidade, alertando as pessoas presentes para os recursos cénicos explorados pelo realizador. Helena Topa, dinamizadora da comunidade de leitura de temática lésbica: "Conversas Para Lê-Las", comentou este filme de forma aprofundada dando visibilidade ao seu potencial contributo não só para o debate das questões da identidade mas também para o despoletar da adolescência com todos os desafios que esse processo traz. O debate final contou ainda com o olhar de Francisco Noronha, director do cineclube da FDUP, cujas perspetivas suscitaram também ampla discussão entre as pessoas participantes. 

O ciclo de cinema foi encerrado com uma sessão verdadeiramente estimulante que, sendo designada "Homofobia e bullying" ultrapassou largamente esse debate. Foi comentada de forma brilhante por Isabel Menezes, professora da FPCEUP, comunicadora perspicaz que cruza saber, bom humor e provocação. Contrariamente às sessões anteriores, suportadas em longas-metragens, esta foi enriquecida com uma série de curtas que trouxeram à luz um conjunto de temáticas, também exploradas no âmbito de um projeto internacional com fins educativos e cujo produto "Rainbow films" (2012), aglomera uma série de curtas-metragens para exploração com grupos etários distintos

Destacamos ainda a participação de pessoas associadas da ESPAÇOS na organização deste ciclo, nomeadamente do David Pinho Barros, que participou na dinamização de sessões e convidou especialistas na área do cinema para partilharem dos seus saberes; e da Rita Macedo Nóbrega que concebeu e elaborou a linha gráfica deste ciclo, captando em imagem os seus pressupostos concetuais. Já a Associação ILGA teve como particular representante o sempre presente Telmo Fernandes que, para além da proposta de filmes colaborou na dinamização e divulgação de todas as sessões. Ana Caldas, do Serviço de Comunicação e Imagem da FPCEUP, com a sua equipa, deu também um contributo crucial na divulgação do evento.

Deixamos ainda um agradecimento especial a todas as pessoas presentes nas sessões de cinema, que tornaram este evento não só possível, como também um agradável momento de reflexão




 




1 comentário:

  1. Viva!

    Tive muito gosto em participar neste ciclo, que volto a parabenizar. A propósito, deixo um pequeno comentário escrito a propósito do filme da Céline Sciamma: http://obosforo.blogspot.pt/2013/04/da-liquidez.html

    Cumprimentos,
    Francisco

    ResponderEliminar