segunda-feira, 22 de abril de 2013

Workshop sobre aprendizagem pela conversa na Universidade Lusófona




Lançado o desafio por Laura Fonseca, no dia 22 de abril de 2013 levámos a metodologia da aprendizagem pela conversa a um novo espaço e a novas pessoas: a um grupo de 12 estudantes das licenciaturas em Psicopedagogia Clínica e em Serviço Social da Universidade Lusófona do Porto.

Os objetivos do workshop que Cláudia Múrias e Liliana Lopes dinamizaram definiram-se em função da articulação que se pretendia estabelecer com os conteúdos da Unidade Curricular de Desenvolvimento dos Recursos Humanos e Intervenção Psicopedagógica, da qual Laura Fonseca é responsável pela lecionação. Consistiram, assim em:

- compreender a centralidade das pedagogias participativas para o desenvolvimento dos recursos humanos;
- tomar contacto com a metodologia da aprendizagem pela conversa como modalidade de aprendizagem, de formação e de intervenção em recursos humanos.

Atendendo à curta duração prevista para este workshop - 2h30 - o sentido do seu desenvolvimento privilegiou uma abordagem geral aos fundamentos e estratégias para a operacionalização da metodologia da aprendizagem pela conversa, a partir da experiência acumulada e refletida pelas dinamizadoras, ancorada numa primeira exploração dos sentidos e processos de aprendizagem coletiva experienciados pelas participantes.

No final, algumas estudantes manifestaram o seu interesse numa exploração mais aprofundada da aprendizagem pela conversa com vista à sua mobilização no âmbito dos projetos de intervenção psicopedagógica e socioeducativa que concebem e implementam nos seus estágios curriculares.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário