sexta-feira, 12 de abril de 2013

XI Semana de Mulher, UNESP, Marília, Brasil



A Espaços esteve representada na “XI Semana da Mulher: Mulheres, gênero e violência – contributos nacionais e internacionais”, que teve lugar na UNESP em Marília, Brasil, entre os dias 9 e 11 de abril. A presidente da Direção - Eunice Macedo – deu início aos debates apresentando a conferência de abertura “Violência e violências sobre as mulheres: auscultando lugares para uma democracia mais autêntica”.

Tendo acentuado a necessidade de heterogeneizar o conceito de “mulher” para enfatizar as diversidades no interior desta categoria social que engloba mulheres e grupos de mulheres em localizações estruturais muito distintas, Eunice Macedo desafiou à reflexão sobre as diferentes formas que a violência sobre as mulheres pode assumir no espaço público – a violência social – e no espaço familiar – a (mal) designada “violência doméstica”; espaços que se interpenetram e onde, frequentemente, formas de discriminação cruzada são replicadas. Tendo traçado um panorama acerca (da insuficiência) das medidas que têm sido desenvolvidas na UE, apesar de alguns progressos, tomou o caso português para ilustrar  algo do que está a ser feito para colmatar esta situação que, pondo em risco a vida, a cidadania e a qualidade de vida de muitas mulheres (e de alguns homens), inviabiliza a construção da democracia. Foram referidas medidas legislativas, o trabalho da CIG e de várias associações da sociedade civil que têm trabalhado na luta contra a violência. A conferência terminou com a proposta de outras formas de construção social amigas-de-mulheres-e-homens orientadas para a construção hoje de uma democracia mais autêntica e mais inclusiva.

A  participação de Eunice Macedo numa mesa redonda que teve lugar durante a manhã do segundo dia do evento permitiu a apresentação mais detalhada da ESPAÇOS, dos seu princípios e de algumas das atividades já realizadas, tendo também conduzido ao entrosamento e ao diálogo com outras pessoas que, estando envolvidas noutras associações, têm pontos de contacto com a ESPAÇOS, o que poderá potenciar futuras colaborações.

Sem comentários:

Enviar um comentário