terça-feira, 1 de março de 2011

O projeto Literacia para a Igualdade de Género e Qualidade de Vida: Lideranças Partilhadas


 
O projeto Literacia para a Igualdade de Género e Qualidade de Vida: Lideranças Partilhadas foi concebido em 2009 num entrecruzar de dois programas de Investigação e Intervenção da Fundação Cuidar O Futuro: o programa Literacia-Mulheres-Liderança e o programa Desenvolvimento e Qualidade de Vida: Novas Abordagens.

Resultou, por um lado, da necessidade de introduzir mecanismos de reflexão crítica para a ação, expressa pelas mulheres que integravam a Rede Mulheres e(m) Liderança (da qual foi constituída a equipa que elaborou o projeto Lideranças Partilhadas) e das pessoas participantes no Simpósio Internacional (Re)Inventando Lideranças: Género, Educação e Poder, realizado em Janeiro 2008 no âmbito do programa Literacia-Mulheres-Liderança. Este simpósio foi constituído como um espaço de reflexão e de análise plural de lideranças emergentes: tendo-se questionado a visão hegemónica e pretensamente universal da liderança e deu origem a uma publicação, coordenada por Eunice Macedo e Marijke de Koning, que serviu de material de apoio no projeto Lideranças Partilhadas. Por outro lado, este projeto resultou também da necessidade de alargar a longa experiência de programas e projetos de alfabetização, formação e conscientização de mulheres realizados pela Associação Graal, fundadora da Fundação Cuidar O Futuro, a novas dimensões do conceito de literacia para a liderança e a diferentes grupos de pessoas e(m) diferentes contextos.
Partindo da opinião de que a partilha igualitária da liderança e participação no espaço público e privado é fundamental para a sociedade, no que respeita ao alcance do desenvolvimento e paz, erradicação da pobreza e consolidação da democracia, mas também para o próprio bem-estar dos indivíduos e das suas famílias (ONU, 1995), assumiu-se neste projeto que a igualdade de género, área temática de intervenção, deve ser considerada uma dimensão da qualidade de vida das pessoas, homens e mulheres.
Assim, e na continuidade do trabalho realizado pela Fundação Cuidar O Futuro, este projeto teve como finalidade mobilizar a sociedade civil no empoderamento de comunidades, introduzindo a perspetiva da igualdade de género na abordagem ao desenvolvimento e à qualidade de vida das populações. Para tal, entre março de 2010 e março de 2012, procurou-se trabalhar com profissionais de intervenção socioeducativa, líderes locais, profissionais em lugares de tomada de decisão e cidadãos e cidadãs em geral da zona norte do país, zona de abrangência do projeto.
Considerando que os contextos profissionais e pessoais de técnicos/as de intervenção socioeducativa, líderes locais, profissionais em lugares de tomada de decisão e cidadãos e cidadãs, muitas vezes oferecem escassas oportunidades de participação, propôs-se como metodologia de trabalho a metodologia de aprendizagem pela conversa, desenvolvida por Ann Baker, Patricia Jensen e David Kolb (2002), no sentido de proporcionar um espaço onde as pessoas pudessem “abrandar”, discutir e refletir sobre as suas experiências. Conversar com o objectivo de “encontrar novos sentidos” e “deixar emergir novos conhecimentos”. Partindo das representações de participação e de responsabilidade partilhadas entre homens e mulheres nos espaços público e privado, promoveu-se a conversa no sentido de desenvolver um olhar crítico na reformulação de lideranças.
Designamos estes processos de reflexão e ação, potencialmente questionadores do status quo, como percursos de literacia. Sendo literacia comummente definida como capacidade de ler ou escrever, como capacidade de perceber e interpretar o que é lido, implica um processo de aprendizagem. Neste projeto, literacia foi abordada num sentido mais lato, segundo inspiração de Paulo Freire, enquanto capacidade de leitura do mundo, de intervenção ou ação na polis, implicando o desenvolvimento de competências de falar, de agir e de pensar com as outras pessoas.
Para estimular o iniciar dos percursos de literacia, foram promovidos 15 workshops de sensibilização, em contextos diversificados e segundo três tipologias: Promover a Qualidade de Vida pela Igualdade de Género; Introduzir a Igualdade de Género no Reinventar de Lideranças; e Partilhar Lideranças nos Espaços Público e Privado.
Na construção destes percursos de literacia, contámos com a colaboração de várias instituições parceiras, nomeadamente através da constituição de uma equipa de dinamização que nos acompanhou em sessões de trabalho, nos workshops de sensibilização e na posterior transição dos processos de reflexão-ação para o contexto de vida profissional e/ou pessoal das pessoas participantes. O caráter aberto e flexível do projeto exigiu processos de reflexão, avaliação e redefinição contínuos em torno das estratégias, dos materiais e das conceções dos percursos de literacia propostos. Nestes processos contámos com a colaboração, para além da equipa de dinamização, de consultoras e da equipa de avaliação externa de acompanhamento do projeto, constituindo-se assim um grupo alargado e diverso de sustentação de percursos de literacia das pessoas intervenientes.
Este trabalho em rede foi priorizado a priori, numa perspetiva de disseminação e territorialização do projeto, tendo incluído também a participação em diversas iniciativas promovidas por instituições locais ou organizadas em parceria, como debates, tertúlias, comunicações orais, sessões de informação e sensibilização. O registo de todo o trabalho realizado ao longo destes dois anos encontra-se disponível no blogue http://www.liderancaspartilhadas.blogspot.com


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